terça-feira, 6 de março de 2012

Linha do Tempo - Evolução da Informática


ÁBACO
   O ábaco foi criado apenas para contar, funcionava como um processo de cálculo com sistema decimal. Teve como origem provavelmente na Mesopotâmia, por volta de 5.500 anos atrás.



STONEHENGE (2600 A.C. - 1700 A.C.)
  
Alguns pesquisadores consideram o STONEHENGE o primeiro computador criado pelo homem. Trata-se de um paleolítico construído de menires de 3 a 6 metros de altura, com origem da Grã Bretanha.




MÁQUINA DE ANTICÍTERA (200 A.C)

   É um computador astronômico grego, que era movida a engrenagens e há também um mostrador na parte de trás da maquina que servia para prever eclipses.



CONCEITOS DE NUMEROS

   Ela foi criada, porque na antiguidade os pastores precisavam contar os seus rebanhos, então criaram os conceitos de números que tinham como base números romanos.
LOGARITMOS

   Foi inventado por John Napier, um nobre escocês, teólogo e matemático. Ela tem relação em uma série geométrica e uma serie aritmética. John Napier, em 1617, descobriu também outro método diferente de multiplicar números, também utilizando somas.



BLAISE PASCAL - 1642

 Era um físico, matemático e filósofo francês que construiu a primeira máquina de somar – uma calculadora/somadora - capaz de registrar valores decimais baseada na rotação de rodas dentadas de 10 posições(0 a 9). 



BASILE BOUCHON - 1728

  Construiu um tear que podia tecer desenhos de seda, de acordo com ilustrações cifradas em uma folha giratória de papel perfurado, onde somente trabalham as agulhas coincidentes com os furos.

JACQUARD - 1801

Ele desenvolveu os cartões perfurados para
entrada de dados. Na França, durante a revolução industrial, Joseph Marie Jacquard (1752-1834) inventou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados. Suamáquina era capaz de produzir tecidos com desenhos bonitos e intrincados. Foi tamanho o sucesso que Jacquard foi quase 34 intrincados. Foi tamanho o sucesso que Jacquard foi quase morto quando levou o tear para Lyons: as pessoas tinham medo que o tear lhes fizesse perder o emprego. Em 7 anos, já haviam 11 mil teares desse tipo operando na França.



 MÁQUINA de BABBAGE - 1812

Foi construída em 1859 e adotada depois pelas companhias de seguro para calcular tabelas de seguro de vida. Podia ser “programada”. Para “instruir” sua máquina, foi adotada a ideia dos cartões perfurados. Os buracos nos cartões seriam os comandos matemáticos para a máquina (padrões algébricos).
      Base do funcionamento de um computador:
·       Alimentação de dados, através de cartões perfurados.
·       Uma unidade de memória, onde os números podiam ser armazenados e reutilizados.
·       Programação sequencial de operações – hoje chamado de sistema operacional.

DORR FELT – 1887
   Ele criou o “computômetro”, uma máquina dirigida por chaves e que foi antecedente das caixa registradoras e máquinas com teclados. A primeira máquina de teclado para somar e imprimir de sucesso foi criada por W.
SS.. Burroughs em 1890.




HERMAN HOLLERITH – 1890
  
Ele juntou os cartões de Jacquard e o conceito de impulsos elétricos para transmissão de dados. Reconhecimento no censo americano de 1890. Os
dados do censo de 1880, manualmente processados, levaram 7 anos e meio para serem compilados. Os do censo de 1890 foram processados em 2 anos e meio, com a ajuda de uma máquina de perfurar cartões e máquinas de tabular e máquina de perfurar cartões e máquinas de tabular e ordenar, criadas por Hollerith e sua equipe.
Mais tarde, Hollerith fundou uma companhia para produzir máquinas de tabulação . Anos depois, em 1924, essa companhia veio a se chamar IBM.

ALAN TURING

   Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do moderno computador.
   Criador do Colossus, máquina que, uma vez plugada, programada e alimentada, resolvia qualquer questão de criptografia em poucos minutos.



1944 – MARK I
Nos EUA, a Marinha, a Universidade de Harvard e a IBM, construíram o Mark I, um gigante eletromagnético. Mark I ocupava 120 m3, tinha milhares de relês e fazia muito barulho. Uma multiplicação de números de 10 dígitos levava 3 segundos para ser efetuada.



ENIAC

   O primeiro computador inventado pelo homem foi o ENIAC, que tinha como objetivo computar trajetórias táticas durante a II Guerra Mundial em 1943, mas foram lançadas apenas em 1946, pelos cientistas John Eckert e John Mauchly. 
Algumas Características do Eniac:
  • Pesava mais de 4 tonelada;
  • Operava em base dez e não em binária;
  • Ocupava 180 m²;
  • Possuía 17.840 válvulas, com 160 KW de potência;




EDSAC - 1949
  Em 1949 surge o computador EDSAC. sendo o primeiro a usar fita magnética  e sendo também um dos primeiros computadores do Reino Unido.
 Foi criado por John von Neumann, que participou do projeto do EDVAC. No projeto do EDSAC ele definiu o que hoje é chamada de Máquina de Von Neumann, que era composta de: - Memória; - Unidade lógica aritmética; - Unidade de controle; - Dispositivos de entrada; - Dispositivos de saída.





 IBM 305 RAMAC
   Em 1956 a IBM revoluciona o mercado ao apresentar o IBM 305 RAMAC que foi o primeiro computador a utilizar disco rígido magnético, sendo ele batizado de  "IBM 350 Disk File"e se tratava de uma pilha de 15 discos de 24 polegadas, com capacidade para armazenar 5 milhões de caracteres de 7 bits, o equivalente a 4,4 MB.




Bell 103
  O primeiro Modem comercial foi criado em 1962, criado pela ATT, o Bell 103 permitia transmissões full-duplex, frequency-shift keying ou FSK e tinha uma velocidade de 300 bits por segundo ou 300 bauds.\



Mouse
  O primeiro mouse foi criado em 1963 por Douglas Engelbart do Stanford Research Institute. Em 1974 a Royal Canadian Navy inventou o "trackball", adicionando uma bolinha ao equipamento.


Microprocessador
   Foi o primeiro microprocessador criado em 1971 pela Intel e tinha como principal função atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial. 




MITS Altair 8800
   O MITS Altair 8800 surgiu em 1975 e era um computador pessoal baseado na CPU Intel 8080, tendo como intenção vender apenas algumas centenas de unidades, mas alcançou dez vezes mais que o previsto.





Apple I
   O Apple I foi o primeiro produto da Apple. Sua apresentação ao público ocorreu em abril de 1976 no Homebrew Computer Club em Palo Alto, Califórnia. O equipamento era vendido por USD$ 666,66
O Apple I, é um computador pessoal primitivo, desenhado por Steve Wozniak para uso próprio. Um amigo de Wozniak, Steve Jobs teve a idéia de vender o computador.





Apple II
    Em 1977 passou a ser fabricado o Apple II, sendo a primeira peça foi vendida no dia 5 de Junho do mesmo ano. O equipamento tinha processador MOS Technology 6502, clock de 1 MHz, 4 KB de memória RAM, interface para Fitas Cassetes e uma ROM que incluía um interpretador de BASIC.





Apple III
   Em 1980 foi lançado o Apple III e permaneceu no mercado até 24 de Abril de 1984. Tinha como foco o uso corporativo. 





IBM PC
   O IBM PC (Personal Computer ou Computador Pessoal), é a versão original e responsável pelo surgimento da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Seu lançamento ocorreu em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150.



Amstrad (PCW)
   A Amstrad lança em 1984 seu primeiro computador caseiro, o Amstrad (PCW), a marca conquistou muito sucesso em Portugal, por oferecer preço baixo e compatibilidade com o PC da IBM.





Macintosh
  A Apple apelidou a sua linha de computadores pessoais de Macintosh, que surgiu em 1984. O Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica (GUI).





PC1512
  Lançado em 1986, o PC1512 foi um modelo de computador pessoal fabricado pela Amstrad. O equipamento tinha processador de 8 bits (Intel 8088), arquitectura XT, teclado proprietário  com conector para joystick, 512 KiB  de RAM, dois acionadores de disquete  de 5" 1/4 ou um acionador e um disco rígido de 20 MiB, ecrã monocromático CGA de 4 cores (resolução 320x200).Era vendido com o GEM Desktop, um ambiente gráfico dos anos 1980.





USB
 O conector USB (Universal Serial Bus) foi apresentado em 2001, e permite "ligar e usar", ou seja, a conexão de periféricos  sem a necessidade de desligar o computador.




iPod Nano
 Em 2006, a Apple lança o iPod Nano, o menor iPod com tela LCD e o iPod Vídeo, com capacidade de armazenamento que alcança 200 GB.





Windows Vista
   Em 2007 a Microsoft lança o sistema operacional Windows Vista, uma linha de sistemas desenvolvida pela Microsoft  para uso em computadores pessoais. Antes do seu anúncio em 22 de Julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn.




Windows 7
   Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor, Windows Vista.     Windows 7 foi uma atualização mais modesta e focalizada para a linha Windows, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações e hardwares com os quais o Windows Vista já era compatível.





iPad
   iPad é um dispositivo em formato tablet  produzido pela Apple Inc. O aparelho foi anunciado em 27 de janeiro de 2010, em uma conferência para imprensa no Yerba Buena Center for the Arts em São Francisco. Meses antes de seu anúncio, surgiram rumores do nome do aparelho: iSlate, iBook e iTablet, entre outros.





Windows 8
   O Windows 8 é o nome do sistema operacional da Microsoft,para computadores pessoais, incluindo portáteis, netbooks e tablets.Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da empresa, durante a conferência de pré-lançamento do produto. Segundo a empresa, esse será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente adaptada para dispositivos sensíveis ao toque,A Microsoft lançou a versão Consumer Preview do Windows 8 no dia 29 de Fevereiro de 2012.



4 comentários: